Em Alta NotíciasConflitoseconomiaFutebolrelações internacionais

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?
Entrar

Marina Abramović realiza exposição solo histórica na Galleria dell’Accademia de Veneza em 2026

Marina Abramović fará história em 2026 com exposição solo na Galleria dell'Accademia, em Veneza. Ela será a primeira mulher viva a ter uma grande exposição na instituição. A mostra, "Transforming Energy", inclui performances históricas como "The Great Wall Walk" e "Rhythm 0".

Telinha
Por Revisado por Time de Jornalismo Portal Tela
Abramovic first visited Venice with her mother when she was 14 Photo: Clara Melchiorre
0:00 0:00
  • Em 2026, Marina Abramović fará história com uma exposição solo na Galleria dell’Accademia em Veneza, sendo a primeira mulher viva a ter uma grande exposição na instituição desde 1817.
  • A exposição, intitulada “Transforming Energy”, será uma recriação da mostra no Modern Art Museum de Xangai e incluirá performances históricas como “The Great Wall Walk” e “Rhythm 0”.
  • Abramović já é conhecida por suas performances inovadoras, tendo sido a primeira mulher a ter uma exposição solo na Royal Academy of Arts em Londres em 2023 e a primeira mulher a receber o Golden Lion no Venice Biennale em 1997.
  • “The Great Wall Walk” foi uma performance épica realizada em 1998, onde Abramović e seu ex-parceiro caminharam ao longo da Grande Muralha da China por 90 dias.
  • “Rhythm 0” foi uma performance de seis horas em 1974, onde Abramović ficou parada em uma sala e convidou os visitantes a usar diversos objetos sobre ela, incluindo uma vela, um pente, um batom, uma arma e um machado.
  • A exposição em Veneza foi curada em colaboração com Shai Baitel, o diretor artístico do Modern Art Museum de Xangai.

Marina Abramović: A Revolução Continua

Em 2026, Marina Abramović fará história novamente com uma exposição solo na Galleria dell’Accademia em Veneza. Será a primeira mulher viva a ter uma grande exposição na instituição desde sua abertura em 1817. A exposição, intitulada “Transforming Energy”, será uma recriação de sua exposição no Modern Art Museum de Xangai e incluirá performances históricas como “The Great Wall Walk” e “Rhythm 0”.

Uma Jornada Histórica

Abramović já é conhecida por suas performances inovadoras. Em 2023, ela se tornou a primeira mulher a ter uma exposição solo na Royal Academy of Arts em Londres. Além disso, em 1997, ela foi a primeira mulher a receber o Golden Lion no Venice Biennale.

Exposição “Transforming Energy”

A exposição “Transforming Energy” será uma celebração de sua carreira. A mostra incluirá performances históricas como “The Great Wall Walk” e “Rhythm 0”. A entrada será gratuita e aberta ao público durante a bienal de arte de Veneza.

Performances Notáveis

“The Great Wall Walk” foi uma performance épica realizada em 1998, onde Abramović e seu ex-parceiro, o falecido artista Ulay, caminharam em direção um ao outro ao longo da Grande Muralha da China. A performance durou 90 dias e terminou com o fim de seu relacionamento.

“Rhythm 0” foi uma performance de seis horas em 1974, onde Abramović ficou parada em uma sala e convidou os visitantes a usar diversos objetos sobre ela. Entre os objetos estavam uma vela, um pente, um batom, uma arma e um machado.

Colaboração com Shai Baitel

A exposição em Veneza foi curada em colaboração com Shai Baitel, o diretor artístico do Modern Art Museum de Xangai. Baitel e Abramović trabalharam juntos para recriar a exposição que estreou em Xangai no ano passado.

Reflexões de Abramović

Em uma declaração, Abramović relembrou sua primeira visita a Veneza com sua mãe aos 14 anos. “Quando vi Veneza pela primeira vez, comecei a chorar. Era incrivelmente bela—diferente de tudo que eu já tinha visto”, disse ela. “Desde então, voltar a Veneza se tornou uma tradição, e depois de receber o Golden Lion em 1997, a cidade sempre teve um lugar especial em minha vida”.

Um Novo Capítulo

Com a exposição “Transforming Energy”, Marina Abramović continua a deixar sua marca na história da arte. Sua jornada é uma inspiração para muitos artistas e admiradores ao redor do mundo.

Relacionados:

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais