- Jonathan Wheatley, ex-diretor esportivo da Red Bull Racing, comparou Max Verstappen e Gabriel Bortoleto, piloto da Sauber.
- Wheatley destacou que ambos possuem velocidade, inteligência e ética de trabalho excepcionais.
- Os dois competem em simuladores e desenvolveram uma amizade desde 2017, quando Bortoleto ainda corria de kart.
- Verstappen tem apoiado Bortoleto na Fórmula 1, oferecendo dicas e estratégias durante as corridas.
- No GP da Áustria, Verstappen ajudou Bortoleto a conquistar sua primeira pontuação ao dar vácuo durante a classificação.
Jonathan Wheatley, ex-diretor esportivo da Red Bull Racing (RBR), traçou comparações entre Max Verstappen e o jovem brasileiro Gabriel Bortoleto, atual piloto da Sauber. Wheatley, que passou quase 20 anos na RBR, acompanhou a ascensão de Verstappen, agora tetracampeão mundial, e vê semelhanças significativas entre os dois.
Durante a coletiva de imprensa do GP do Azerbaijão, Wheatley destacou que tanto Verstappen quanto Bortoleto possuem velocidade, inteligência e ética de trabalho excepcionais. Ele comentou sobre a competitividade de ambos, que frequentemente se enfrentam em simuladores antes e depois das corridas. “Esses caras são ultracompetitivos, buscam todas as vantagens possíveis”, afirmou.
Bortoleto, de 20 anos, é sete anos mais novo que Verstappen, que estreou na Fórmula 1 em 2015. Apesar da diferença de experiência, os dois desenvolveram uma amizade ao longo do campeonato. Eles se conheceram em 2017, quando Bortoleto ainda competia em karts, e se aproximaram através de corridas virtuais. Atualmente, Bortoleto é embaixador do Time Redline, equipe de competições virtuais de Verstappen.
Verstappen recordou o primeiro encontro com Bortoleto, mencionando que o brasileiro pediu uma foto na época. “Ele começou a me ajudar quando eu estava na Fórmula 3 e nos tornamos bons amigos”, disse Bortoleto, que admira Verstappen e se beneficia de suas dicas na Fórmula 1.
O tetracampeão também tem apoiado Bortoleto em sua jornada na F1, sugerindo estratégias durante as corridas. No GP da Áustria, por exemplo, Verstappen ajudou Bortoleto a garantir sua primeira pontuação ao dar vácuo durante a classificação. “As dicas que ele me dá são sempre muito boas”, concluiu Bortoleto, ressaltando a importância do apoio de Verstappen em sua carreira.