- Nesta quarta-feira, uma flotilha humanitária com destino à Faixa de Gaza foi interceptada por militares israelenses. A embarcação levava a deputada Luizianne Lins (PT-CE), o ativista Thiago Ávila e a ambientalista Greta Thunberg.
- O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), declarou que pediu apoio ao Itamaraty para garantir que os direitos dos brasileiros sejam respeitados.
- A Flotilha Global Sumud (GSF) informou que vários navios foram interceptados ilegalmente e abordados pelas Forças de Ocupação Israelenses em águas internacionais.
- A interceptação tem gerado preocupação entre parlamentares e ativistas, destacando a tensão crescente na região e a necessidade de assistência humanitária para a população da Faixa de Gaza.
- A CNN entrou em contato com o Itamaraty, mas não obteve resposta até a publicação desta matéria.
Nesta quarta-feira (1º), uma flotilha humanitária com destino à Faixa de Gaza foi interceptada por militares israelenses. A embarcação levava a deputada Luizianne Lins (PT-CE), o ativista Thiago Ávila e a ambientalista Greta Thunberg.
O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), declarou que pediu apoio ao Itamaraty para garantir que os direitos dos brasileiros sejam respeitados.
Reação do Legislativo
Hugo Motta afirmou que o incidente com a deputada Luizianne Lins pegou a todos de surpresa. “Pedi o apoio do Itamaraty no contato com as autoridades israelenses visando que a deputada Luizianne tenha todas as suas prerrogativas enquanto parlamentar respeitadas, bem como os direitos dos demais brasileiros que estão passando por esse momento”, disse Hugo durante a votação da ampliação do IR (Imposto de Renda).
Abordagem da Flotilha
A Flotilha Global Sumud (GSF) informou que vários navios foram interceptados ilegalmente e abordados pelas Forças de Ocupação Israelenses em águas internacionais. “Além dos barcos interceptados, a cobertura da transmissão ao vivo e a comunicação com vários outros barcos foram perdidas. Estamos trabalhando arduamente para contabilizar todos os participantes e tripulantes”, disse a GSF em um comunicado.
Posição do Itamaraty
A CNN entrou em contato com o Itamaraty, mas não obteve resposta até a publicação desta matéria.
Impacto da Intercepção
A interceptação da flotilha humanitária tem gerado preocupação entre parlamentares e ativistas. O incidente destaca a tensão crescente na região e a necessidade de assistência humanitária para a população da Faixa de Gaza.